terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reduza o consumo do seu ar condicionado

Não é tão difícil reduzir o gasto de energia com o ar condicionado. Para fazer melhor uso, permaneça com o aparelho ligado somente enquanto o ambiente estiver sendo ocupado. Habitue-se a desligá-lo sempre que se ausentar do ambiente por tempo prolongado. O ideal é ligar o aparelho uma hora antes de usar o local e desligar uma hora antes de sair.

Ao ligar, feche portas e janelas para evitar a entrada de ar externo. Mantenha persianas ou cortinas fechadas ou adote películas nos vidros, evitando que a luz do sol entre diretamente no ambiente. O contato solar aumenta o calor do local e, por consequência, o ar condicionado precisa trabalhar por mais tempo e mais vezes, para resfriar o ambiente.

Evite o frio excessivo, regulando o termostato adequadamente. Nos dias quentes, evite posicionar a chave no frio máximo. O ideal é indicar o termostato a 23 graus. Já no inverno, regule o aparelho para temperatura superior a 18 graus ou para a ventilação.

No caso dos aparelhos com opção quente e frio, quanto mais você quiser elevar a temperatura do ambiente, maior será o consumo de energia. Escolha a função desejada no botão select (refrigeração ou aquecimento) e mantenha o botão “temperatura” na posição máxima. Quando o ambiente atingir a temperatura desejada, volte lentamente o botão no sentido contrário até ouvir um “click”. Essa é a posição ideal para o seletor.

O ar condicionado tem como função resfriar ou aquecer o ambiente. Não use-o para outros fins, como secar roupas, conservar alimentos, cultivar vegetais, etc. E lembre-se de obedecer o tempo mínimo de cinco minutos para ligar o ar, caso o tenha desligado.

Limpe periodicamente os filtros, pois a sujeira impede a circulação livre do ar e força o aparelho a trabalhar mais. E nas revisões periódicas, lembre a equipe técnica de checar os ajustes das correias dos ventiladores.

Fonte: Eletrodomésticos e Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário