quarta-feira, 3 de março de 2010

Calor faz com que vendas de ar condicionado e ventiladores aumentem

Na rua, não tem como fugir. É preciso conviver com o calor. No entanto, em casa, difícil é resistir ao uso de ventilador ou ar condicionado. A prova disso é que a procura por esses produtos aumentou no comércio da Região Metropolitana do Recife (RMR). São pessoas em busca, principalmente, de uma boa noite de sono.

Quem passa na frente, não resiste ao vento refrescante. Rosa Maria foi atrás de um ventilador para conseguir dormir melhor. “Fica péssimo, esse calor. Você dorme mal, não consegue dormir de verdade. Levanta, vai beber água, vai ao banheiro, e não consegue dormir”, disse.

Em uma loja, no Recife, as vendas são proporcionais ao aumento da temperatura: dia mais quente, mais lucro para os lojistas. O mês de fevereiro bateu recorde. “Nós tivemos um aumento significativo, de 20% de acréscimo”, falou a vendedora Érica Monteiro.

Para atrair os clientes, os comerciantes investem em descontos e oferecem parcelamentos: ventiladores e ar condicionado divididos até em 12 meses. Tem ventilador a partir de R$ 46,90 e ar condicionado por até R$ 649.

Por causa da diferença de preço os moradores da RMR preferem os ventiladores: em uma loja, para cada ar condicionado, são vendidos 20 ventiladores. Em uma outra, em Olinda, todos os produtos estão no mostruário, e já há lista de espera por um modelo de aparelho de ar condicionado. O gerente explicou que tem horário certo para vender mais.

“A gente vende bem, principalmente na parte da manhã. O pessoal não dorme bem, e vem na loja pela manhã comprar ventilador ou ar condicionado”, falou o gerente Marcelo Sobral.

Mas, uma grande dúvida é a seguinte: o que vem causando esse calor? De acordo com o meteorologista do INMET, Ednaldo Araújo, “nós estamos na estação verão. Com isso, temos maior incidência de horas de sol, e sem chuva freqüente. Deve continuar assim até meados de abril, quando se alcança os picos máximos de temperatura. No entanto, se chover, o calor pode ter uma minimizada”.

Outra preocupação é o consumo de energia causado, justamente, pelos aparelhos de refrigeração. O gerente de Operações da Celpe, Saulo Cabral, explica o que pode ser feito para tentar economizar. “Essa é uma época que, devido a temperatura elevada, o consumo de energia é maior. A dica é buscar aparelhos mais eficientes, já que existem programas que ajudam na procura desses aparelhos”, disse.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário